Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O início da vida escolar

Desde o nascimento, a criança possui um contato afetivo e exclusivo, com seus pais e parentes, sendo o centro das atenções no conforto do seu lar. Mas em um determinado momento estes pais ou responsáveis, colocam-se diante da necessidade do retorno ou início do trabalho ou de uma percepção que indica que é hora do seu filho explorar outros ambientes, que não sejam apenas o seu lar, a pracinha, a praia e a casa da vovó. E é esse momento que desperta a necessidade de conhecer os espaços educativos que hoje oferecem mais que um local de brincadeiras e passatempo, oferece oportunidade de desenvolvimento das suas capacidades, estimulando o seu crescimento intelectual e criativo.

A Educação Infantil, promove um atendimento pedagógico para crianças de 0 a 5 anos de idade, em seus aspectos físicos,psicológico e cognitivo, na perspectiva das interações sociais, estando assim qualificada para atender as suas expectativas.

A entrada de uma criança na escola requer um processo de adaptação gradual, constante e individualizado. Cada criança possui um histórico familiar, uns são mais agarrados com a família e torna esse processo mais difícil e doloroso, e outros já são mais sociáveis e extrovertidos, facilitando esse início de sua vida escolar. Se houver uma interação e colaboração da equipe de profissionais da escola, com vocês pais, com certeza este momento acontecerá de forma mais tranqüila.

A adaptação é um processo que envolve toda a família, e a entrada da criança nesta instituição é o momento mais crítico, pois tudo é diferente, e o momento é de separação e medo, medo do desconhecido. Quanto mais tranqüila a famíla estiver, mais rápida será a adaptação da criança.

Comemore esta etapa do crescimento de sua criança, transmita à ela segurança sempre, não a deixe perceber sua angústia, os choros aparecerão, mas posicione-se firmemente.

Se a criança continuar insegura após um período de adaptação, não se desespere, tenha muita paciência e lembre- se, ninguém é igual, nem mesmo os próprios irmãos.

Nas primeiras semanas por exemplo, a figura familiar o acompanhará durante algumas horinhas, que irão diminuindo gradativamente de acordo com a sua integração com a turminha e os seus professores.

E para que tudo ocorra da melhor forma possível, não esqueça de se informar sobre todo o trabalho pedagógico e linha filosófica da escola, pois elas precisam estar de acordo com suas espectativas e desejos.

Autora: Elaine Hungria (Pedagoga e Psicopedagoga Institucional)

Gestão escolar


Nenhum comentário: