EDITORIAL
O Papel da Família no Processo da Educação
O processo de alfabetização não é fácil e requer muito trabalho e empenho de todos os envolvidos. Ele engloba muitos aspectos que dizem respeito não só à maturidade cognitiva, mas também à maturidade emocional da criança, sendo um processo que se inicia já no ensino infantil e a participação da família, durante todo esse período, é de fundamental importância.
Em todo o processo de alfabetização é muito importante que sejam propiciadas situações em família com o objetivo de que a criança leia e escreva independente das tarefas enviadas pela escola, que, com certeza, não irão suprir esta demanda.
O "exercício" da escrita e leitura se faz, muitas vezes, de forma não sistematizada, por isso a família tem um papel estratégico. Como diz Emília Ferreiro: "..permite-se e estimula-se que a criança tenha interação com a língua escrita nos mais variados contextos".
A vida escolar da criança só é de fato valorizada e reconhecida, quando ingressa na classe de alfabetização, não se levando em consideração os aspectos e procedimentos anteriores a este momento, tão necessário e, que se fossem efetivados, poderiam contribuir muito para uma alfabetização mais tranqüila e positiva.
Muitas vezes os familiares acreditam que esse trabalho só deve acontecer e ser de responsabilidade da escola, tirando dos pais ações que, se ultrapassadas ao muro da escola, poderiam garantir momentos de grande prazer e muito orgulho para os pais e principalmente para o aluno.
Porém, Independente da família fazer parte de um universo letrado ou não pode propiciar situações para leitura e escrita, optando por textos e livros mais simples e de fácil entendimento ou visitando locais que a criança tenha acesso a livros, como também pode:
- Incentivar a confeccionar listas de supermercados, bilhetes, agendas, diários, entre outros.
- Sempre que puder presentear seu filho (a) com um livro.
- Tirar as dúvidas, ler e escrever as palavras que a criança não conseguir ler ou escrever. Demonstrar motivação, paciência e interesse pelo que a criança está escrevendo e lendo. Encontrar tempo e disponibilidade para acompanhar as tarefas de seu filho (a).
- Buscar horários e locais adequados para as tarefas de casa e atividades de "letramento". Pois mesmo motivadas, a escrita e a leitura não podem competir, por exemplo, com a televisão, com o irmão, com os videogames, com o horário do desenho predileto, entre outros.
- Ao final da leitura de um livro ou texto, comente sua opinião sobre o que foi lido e pergunte o que ele (a) achou, que parte mais gostou. Isso é fazer a criança perceber a "função social da leitura e da escrita", pois, não se aprende a ler e escrever somente para fazer tarefas escolares. Incentive e elogie cada avanço e conquista, afinal, a apropriação do código escrito não é uma tarefa fácil.
- É comum que os pais tenham dúvidas sobre o processo. Se isso, acontecer, procure a Escola em seu filho estuda e esclareça as suas dúvidas .
Divirta-se e emocione-se com este momento mágico e surpreendente da vida de seu filho (a), pois ele passa muito rápido!
O Papel da Família no Processo da Educação
O processo de alfabetização não é fácil e requer muito trabalho e empenho de todos os envolvidos. Ele engloba muitos aspectos que dizem respeito não só à maturidade cognitiva, mas também à maturidade emocional da criança, sendo um processo que se inicia já no ensino infantil e a participação da família, durante todo esse período, é de fundamental importância.
Em todo o processo de alfabetização é muito importante que sejam propiciadas situações em família com o objetivo de que a criança leia e escreva independente das tarefas enviadas pela escola, que, com certeza, não irão suprir esta demanda.
O "exercício" da escrita e leitura se faz, muitas vezes, de forma não sistematizada, por isso a família tem um papel estratégico. Como diz Emília Ferreiro: "..permite-se e estimula-se que a criança tenha interação com a língua escrita nos mais variados contextos".
A vida escolar da criança só é de fato valorizada e reconhecida, quando ingressa na classe de alfabetização, não se levando em consideração os aspectos e procedimentos anteriores a este momento, tão necessário e, que se fossem efetivados, poderiam contribuir muito para uma alfabetização mais tranqüila e positiva.
Muitas vezes os familiares acreditam que esse trabalho só deve acontecer e ser de responsabilidade da escola, tirando dos pais ações que, se ultrapassadas ao muro da escola, poderiam garantir momentos de grande prazer e muito orgulho para os pais e principalmente para o aluno.
Porém, Independente da família fazer parte de um universo letrado ou não pode propiciar situações para leitura e escrita, optando por textos e livros mais simples e de fácil entendimento ou visitando locais que a criança tenha acesso a livros, como também pode:
- Incentivar a confeccionar listas de supermercados, bilhetes, agendas, diários, entre outros.
- Sempre que puder presentear seu filho (a) com um livro.
- Tirar as dúvidas, ler e escrever as palavras que a criança não conseguir ler ou escrever. Demonstrar motivação, paciência e interesse pelo que a criança está escrevendo e lendo. Encontrar tempo e disponibilidade para acompanhar as tarefas de seu filho (a).
- Buscar horários e locais adequados para as tarefas de casa e atividades de "letramento". Pois mesmo motivadas, a escrita e a leitura não podem competir, por exemplo, com a televisão, com o irmão, com os videogames, com o horário do desenho predileto, entre outros.
- Ao final da leitura de um livro ou texto, comente sua opinião sobre o que foi lido e pergunte o que ele (a) achou, que parte mais gostou. Isso é fazer a criança perceber a "função social da leitura e da escrita", pois, não se aprende a ler e escrever somente para fazer tarefas escolares. Incentive e elogie cada avanço e conquista, afinal, a apropriação do código escrito não é uma tarefa fácil.
- É comum que os pais tenham dúvidas sobre o processo. Se isso, acontecer, procure a Escola em seu filho estuda e esclareça as suas dúvidas .
Divirta-se e emocione-se com este momento mágico e surpreendente da vida de seu filho (a), pois ele passa muito rápido!
Gestão escolar
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