Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Participação da escola na programação do dia da Amazônia.





Amazônia!
Estamos de olho no que é nosso!


Amazônia -
floresta da vida.

A Amazônia é um tesouro inestimável que precisa ser preservada a todo custo. Além de ser a maior floresta do mundo, com a maior concentração de água doce e ter a maior bioversidade do planeta, a floresta Amazônica é uma fonte de vida, um dos poucos lugares no planeta onde a natureza ainda exerce toda a sua força magnifíca.
A extensão da sua floresta amazônica abrange além do Brasil, outros países como: Venezuela, Guianas, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.






Amazônia cobre 60% do território em um total de cinco milhões de Km². Ela abrange também os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Oeste do Maranhão, Mato grosso, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins.

Biodiversidade






A biodiversidade da Amazônia é muito grande, com espécies animais, vegetais e minerais que formam um ecossistema auto-sustentável. Pesquisas calculam que em suas riquezas existam mais de 5 milhões de plantas 1100 espécies de aves; 250 de mamíferos e 2 mil de peixes.

A biodiversidade amazônica ainda reserva muitos segredos desconhecidos da humanidade.

Não é só o tamanho da floresta que impressiona, mas sim sua riqueza e variedade do mundo natural como:

- Os animais - entre eles: Jacaré, peixe, cobra, tigre, gato preto, jabuti, macaco, onça, pássaros, abelhas, borboletas e tantos outros insetos.

- Os vegetais = Árvores, flores e frutos.

(Vitória Régia)

- Vitória régia, planta aquática que possui uma grande folha em forma de círculo e esta fica sobre a superfície da água.

Sua flor surge no início de março e vai até julho, é branca e abre-se apenas a noite, a partir das seis horas da tarde. Expele uma divina fragrância noturna adocicada e mantem-se aberta até aproximadamente às nove horas da manhã do dia seguinte. No segundo dia, o da polinização, a flor é cor de rosa. Assim que as flores se abrem, seu forte odor atrai os besouros polinizadores que adentram e nelas ficam prisioneiros.

- Seringueira – árvore originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, de folhas compostas e flores pequeninas. Sua madeira é branca e leve, expele um leite branco chamado látex, cujo mesmo se fabrica a borracha. Seu fruto encontra-se em uma grande cápsula com sementes ricas em óleo, que pode servir de matéria-prima para resinas, vernizes e tintas.

Teve como principal característica o extrativismo, período chamado ciclo da borracha, período este da história brasileira de muita riqueza e pujança para a região amazônica. Porém o referido ciclo sofreu declínio quando grandes hortos foram plantados por ingleses para fins de exploração no continente africano tropical, na Malásia e no Sirilanka.

- Castanheira – é a mais formosa espécie árvore nativa da Amazônia, também conhecida como castanha – do – Brasil.

A referida árvore é encontrada em vários países da América do Sul, como Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Suriname, Guiana francesa e Guiana. Porém as maiores concentrações estão na Amazônia Brasileira.

Árvore de grande porte, a castanheira chega a atingir até 60 metros de altura e diâmetro, na base superior a 4m. É encontrada em matas de terra firme, muitas vezes em agrupamentos, mais ou menos extensos, conhecidos como castanhais.

Seus frutos conhecidos como ouriços, são lenhosos, esféricos, atingindo entre 10 e 15 cm de diâmetro, pesando até 1,5kg, contendo até 25 sementes.

Diversas espécies de fauna, incluindo pássaros e mamíferos (como roedores e primatas), utilizam-se destas sementes para seu alimento.

- Flores – são estruturas de crescimento determinado que é composta por folhas modificadas, quer estrutural quer funcional.

Com mais de 250 mil espécies, que comportam a maior parte da flora terrestre existente, as flores servem para mediar à união dos esporos masculinos e femininos num processo denominado polinização.

Muitas flores dependem do vento para transportar o pólen entre flores da mesma espécie. Outras dependem de animais especialmente insetos para este efeito.

A maior flor encontrada é a flor dimbabu e mede cerca de 70 cm/².

Independente dos aspectos, a flor é um objeto importante para os seres humanos, quer pela sua beleza intrínseca, quer pelo seu simbolismo que são os bons momentos, as celebrações como: nascimento, aniversários, casamentos, despedidas e reencontros.

As flores têm o poder de transformar um dia comum em um dia especial, um ambiente monótono em um ambiente aconchegante e acolhedor, sentimentos menores em contemplação e recordações.

- Minerais – São corpos naturais sólidos e cristalinos formados em resultado da interação de processos físico-químico em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mais também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem, entre eles:


1) O ouro que todos conhecem e apreciam tanto, é usado principalmente em moedas e jóias, mas também em instrumentos cientificos e em equipamentos eletrônicos. A principal fonte de pbtenção é o ouro nativo (não combinado com outros elementos químicos) e mais alguns poucos minerais.

2) A prata também importante e valiosa, é usada em jóias, moedas, espelhos, talheres, soldas, odontologia, explosivos, fotografias, rediografias, produção de chuvas artificiais e catalisadores por exemplo. É extraída de quatorze minerais e é também um subproduto na metalurgia de outros metais.

3) O sal é um elemento de grande utilidade em nossas vidas. Além de preservar e dar sabor aos alimentos, exerce em nosso organismo salutar influência para lhe manter o equilíbrio fisiológico. A Química nos ensina que onde quer que o encontremos, seja na terra ou no mar, ele é sempre o mesmo: inalterado, inalterável. Dotado de qualidades essencialmente conservadoras, mantém-se incorruptível, preservando, ainda, os corpos que com ele entram em contato.