sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Editorial
Educação: responsabilidade da família ou da escola?
A família é uma atmosfera que a pessoa necessita para respirar. Entre seus membros costuma haver laços de afeto incondicionais que fazem um ambiente propicio para que a educação se desenvolva. Nesse sentido, é ela essencial para a formação da pessoa. Os valores que se cultuam no lar irão marcar de forma indelével o homem e a mulher do amanhã.
Muito bem, mas se a função primordial na educação cabe aos país, o que compete à escola? ou, mais ainda, como essa pode ajudar os pais na educação dos filhos?
É natural que os pais deleguem algumas funções educativas à escola, por exemplo, o ensino, mas daí não se pode concluir que possam abandonar essas funções delegadas. Aliás, somente se delega aquilo que é próprio. E em sendo delegada tal atribuição, cabe aos pais acompanhar como está sendo desempenhada.
Um ponto essencial nessa relação entre os pais e a escola é cuidar para que haja coerência entre a educação que se desenvolve na escola e o que os pais ensinam em casa.
Essa consideração de que os pais ocupam lugar de primazia na educação dos filhos não coloca a escola num segundo plano na função educativa. Pelo contrário, as instituições que reconhecem o papel da família, cuidam de desenvolver também uma educação voltada para o pais. As imensas dificuldades que eles enfrentam em educar os filhos no mundo moderno devem despertar as escolas para que passem a ajudá-los, dando-lhes conhecimentos acerca de como devem atuar na formação dos filhos.
Não há dúvida de que ser pai e mãe hoje implica em ser profissional da educação. Isso significa que têm de se adiantarem aos problemas naturais de cada idade dos filhos. Diante disso, a escola, como colaboradora da família, deve estar preparada para dar formação aos pais, auxiliando-os com conhecimentos técnicos e com um acompanhamento personalizado nessa difícil tarefa de educar.
Em vários países há instituições de ensino que têm adotado um programa que consiste em manter contatos periódicos entre pais e os professores. E isso ocorre não apenas quando o filho quebra a vidraça do colégio, mas mesmo que não haja nenhum problema aparente. Irrita-se de reconhecer o que há de bom em cada aluno e, a partir disso, traçar um plano pessoal de melhora, com atuações concretas a serem implementadas em casa e na escola. Os resultados têm sido bem interessantes.
Para isso é necessário, porém, que se admita a importância dos pais na educação, e que a escola, colaboradora desses, os ensinem a educar, atuando ambos coerentemente em uma mesma direção.
Fábio Henrique Prado de Toledo é juiz de Direito em Campinas. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Conselho Escolar
Parceiros em Ação
Finalizando o Projeto Didático - Identidade "Eu e minha família no ambiente escolar", trabalhado com as crianças do 1º Período, a escola contou com dois grandes parceiros no produto final. Primeiro com a Secretaria Municipal de Saúde, que atendeu todas as crianças com pesagem e medida e a segunda, com a Central de Serviço Público - OCA, que através da Coordenadora Maria da Conceição A. de Oliveira, foi instalada uma cabine na própria escola e atendeu mais de 10 (cem) crianças com a expedição da Carteira de Identidade.
Ficamos agradecidos com os nossos parceiros!
Encontro com Pais e Mestre
Projeto Especial "Aprendizagem Descontraída"
Dengue - "Eu e Você, juntos contra a dengue"
Este foi o título do Projeto Didático desenvolvido com as crianças do 2º Período.
Cujo projeto surgiu a partir dos frequentes casos detectados na região e sabermos que apesar de constantes divulgações nos meios de comunicação, grande parte da população deixam a desejar em relação aos cuidados necessários para que a saúde de todos sejam preservadas.
O referido projeto teve como produto final a elaboração de uma cartilha feita pelas próprias crianças, que através de uma caminhada onde foram distribuídas em várias instituições do município.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
De Mãos Dadas
O Grupo de Estudo com professores foi conduzido pela equipe da Paróquia de São Sebastião do município (Imã Nilce, profº Nader Sarkis, Profª Teresinha) dentre outros responsáveis pela divulgação da Camapanha da Fraternidade 2011 "Fraternidade e a Vida no Planeta".
Na oportunidade o Profº Nader Sarkis apresentou a Proposta da referida Campanha, dando ênfase a gravidade do Aquecimento global e seus impactos sobre as condições de vida no planeta.
Finalizando, deixou claro que o objetivo da proposta é contribuir para o aprimoramento do debate e buscar caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global.
Daí a importância de ser analisada pelos educadores e consequentemente os mesmos divulgarem em sala de aula.
Família na Escola Parceira Perfeita!
No dia 26 de maio a escola ficou em festa!
Aconteceu a atividade "Servidor por um dia" que faz parte do Projeto Especial - PDE - "Família na Escola, parceria perfeita".
Desta feita contamos com a presença de pais ou responsáveis que permaneceram em várias dependências da escola, participando das atividades com servidores e alunos.
Foi muito gratificante tanto para a gestão quanto para as crianças, ter o privilégio de desenvolver atividades com seus próprios responsáveis, e assim sendo, termos executado mais uma ação de integração da família com a escola.
Rodízio de Atividades
No dia 05 de junho foi executado mais uma ação do PDE, desta feita com o rodízio de atividades do Projeto Especial "Ciranda do Saber", que proporciona uma integração entre todos os professores e alunos já que todos os alunos passam por todos os professores no decorrer das atividades (jogos, artes, dança, contação de história e faz-de-conta).
Contamos com Amigos da Escola
O Planeta pede Socorro!
No decorrer da Semana do Meio Ambiente, professores e alunos executaram inúmeras atividades relacionadas ao tema, sob a orientação da Coordenação de Ensino.
Finalizando a Semana, foi realizada uma passeata juntamente com as demais escolas infantis do turno matutino, que trouxe como tema "O homem e a natureza vivendo em harmonia!" já os alunos do turno vespertino adotaram uma praça da cidade para clocar placas de advertência quanto à preservação ao meio ambiente.
Sintonia
Aprimorando Conhecimentos
Aprendizagem Descontraída
Contemplada pela Secretaria de Estado de Saúde
Sabadão da Família na Escola
A Gestão Escolar, prezando pela parceria e a integração da família na Escola, agendou em seu calendário escolar, o dia 18 de junho para realizar mais umas das ações do Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE, com o I Grupo de Estudo com Pais - 2011.
Na oportunidade houve a exploração do texto sob o tema - "A importância no processo educacional das crianças", remessa de Identidades e Certificados de Participação de "Servidor por um dia" (Projeto Especial "Família na Escola, parceria perfeita").
Intercâmbio Cultural
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Formação Continuada
O mês de junho foi encerrado com o 1º Encontro de Formação com Professores/2011.
A referida Formação Continuada trouxe como tema de estudo, "A origem dos problemas das crianças da Educação Infantil e as consequências da falta de educação adequada!".
O referido texto tem como objetivo, educar as crianças de maneira clara e precisa, priorizando valores que deverão acompanhá-los até a sua vida adulta, isto é, preparando-as para a vida.
Assinar:
Postagens (Atom)